O carnaval adquiriu entre nós, os brasileiros, a idéia de momento de devassidão e da liberação da sexualidade reprimida durante o ano, entretanto, esta idéia é completamente diferente do significado real desta festa. Diz Frei Betto: "Carnaval significa "festa da carne" e era, em seus primórdios, uma festa religiosa. Às vésperas da Quaresma, diante da perspectiva de passar quarenta dias em abstinência de carne, os cristãos fartavam-se de assados e frituras entre o domingo e a "terça-feira gorda". Na quarta, revestiam-se de cinzas, evocando que do pó viemos e para o pó retornaremos, e ingressavam no período em que a Igreja celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A Quarta-feira de Cinzas instiga-nos a refletir sobre esta experiência inelutável: a morte."
Aproveito, por tanto, para convida-los a viver este carnaval de forma diferente. Não precisa ficar em casa, não precisa se esconder das festas, muito menos passar esses dias tristes e sozinho. Ao contrário, aproveitem esses dias para extravasar, mas calma, tudo com muita responsabilidade.
São 4 dias de alegria; ser de Deus é alegria e quando se está em comunhão com Ele, não é necessário bebida, droga, sair "pegando geral". Claro que existem locais e pessoas que facilitam o envolvimento com essas coisas, mas você pode EM QUALQUER LUGAR SER DE DEUS, todavia, se você se conhece e sabe que a carne é fraca, então não dê "sopa" para o pecado.
Se for possível, faça mais diferente ainda e participe de algum retiro de carnaval. Saia do mundo e viva uma nova experiência, um encontro diferente com Deus e você mesmo! Na nossa cidade existem boas opções, procure a que mais te agradar.
E não se esqueça: NÃO DÊ OPORTUNIDADE AO PECADO. Seja de Deus em qualquer local, lembre-se desse Amor que um dia você conheceu e que te valoriza e sabe como você é precioso, não se deixe levar pelo mundo, nem por diversões que são temporárias e cheias de ilusão. Só Deus não é ilusão!!!
ESTEJA NO MUNDO, MAS NÃO SEJA DO MUNDO!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário